Marque seu atendimento

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

Repertório Homeopático

Ícone Conexões Neurais

Matérias Médicas - Reino Vegetal

TAMUS COMMUNIS (tam)

Abreviação
tam
Nome (Latim)
TAMUS COMMUNIS
Nome (PT-BR)
Norça Preta; Uva-de-cão
Sinônimos
Nenhum
Descrição
Planta herbácea pertencente à família das Dioscoreaceae, nativa da Europa, noroeste da África e Ásia Ocidental. É uma trepadeira que cresce a 2,4 m de altura, com caules entrelaçantes. As folhas são dispostas em espiral, em forma de coração, pontiagudas, com até 10 cm de comprimento e 8 cm de largura, com um pecíolo de até 5 cm de comprimento. Geralmente são lisas e brilhantes, como se tivessem sido envernizadas. No final do Outono adquirem um tom roxo escuro ou amarelo brilhante, dando uma aparência muito vistosa. No inverno, os caules fenecem, embora a raiz seja perene. As flores são pequenas, verde–esbranquiçadas, em espigas na axila das folhas, sendo as femininas curtas e as masculinas compridas. Os frutos são bagas vermelhas extremamente venenosas que podem provocar feridas na boca, dores abdominais, vômitos, diarreia e até a morte. A raiz é grande, carnuda, preta por fora e extremamente acre, e embora seja um antigo catártico, é um remédio mais perigoso quando ingerido. É como a raiz do inhame, espessa e tuberosa e abundante em amido, carnuda e volumosa, muito tóxica quando crua, sendo comestível depois de passada por várias águas e de demorada cozedura. J.H.Clarke descreve em suas características: "Tamus é o único representante Europeu das Dioscoreaceae. Existem duas espécies, Tamus communis e Tamus cretica. Os gregos utilizam os brotos jovens de ambos como Aspargo, com o qual se assemelham muito. T. communis é a Briônia Negra das nossas coberturas. "A raiz é muito grande e grossa, muitas vezes é tão grande como uma perna de homem, escura por fora e limosa ou muito viscosa por dentro; sendo raspada com uma faca, é própria para ser espalhada sobre um pano ou couro, em forma de emplastro" (Gerarde). Dioscorides, segundo a mesma autoridade, diz que as bagas aliviarão queimaduras de sol e outras deformidades da pele; Gerarde acrescenta que os frutos "muito rapidamente dissipam e consomem marcas pretas ou azuis provenientes de contusões e pancadas secas: coisa que também as raízes fazem quando postas sobre as mesmas". Os frutos imersos em gim constituem um remédio popular para frieira, e o único uso que tem sido feito de Tamus por Homeopatas é como emplastro para frieira. Gerarde diz que o emplastro da raiz remove cicatrizes e deformidades; rompe apóstemas duros, extrai farpas e ossos quebrados, dissolve sangue congelado, e se colocado sobre o quadril ou nós dos dedos ou qualquer outra parte onde há dor forte, alivia a dor rapidamente.Prepara-se o remédio com tintura de raiz fresca; tintura das bagas.
Sintomas Tratados
Informação não disponível
Aviso Importante

Este repertório homeopático busca ampliar seu conhecimento sobre homeopatia, mas não substitui o acompanhamento de um profissional de saúde. É fundamental consultar seu Homeopata de confiança antes de iniciar qualquer tratamento ou fazer alterações na sua saúde, pois cada indivíduo é único e a escolha dos medicamentos deve corresponder especificamente aos seus sintomas físicos, emocionais e comportamentais.

A individualização do tratamento é essencial para uma abordagem eficaz e pode complementar outras terapias. Os medicamentos homeopáticos são selecionados com cuidado para garantir uma correspondência precisa entre os sintomas e os efeitos terapêuticos, assegurando um tratamento personalizado e adequado às suas necessidades.

Quer receber conteúdos, dicas exclusivas e descobrir quais são as raizes emocionais que influenciam o desenvolvimento de desconfortos, sintomas e doenças?

Copyright © 2024 Camila de Martini Bonesi Todos os direitos reservados Desenvolvido por ILEX