Marque seu atendimento

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

Repertório Homeopático

Ícone Conexões Neurais

Matérias Médicas - Reino Vegetal

SOLANUM TUBEROSUM (sol-t)

Abreviação
sol-t
Nome (Latim)
SOLANUM TUBEROSUM
Nome (PT-BR)
Batata
Sinônimos
Nenhum
Descrição
Planta herbácea, perene, pertencente à família das Solanaceae, a mesma da Belladonna (Bell), originária do Peru, onde é cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. A batata é uma planta geralmente pubescente, com altura variável ao redor de 60cm, com caules muito ramificados. A planta pode se apresentar de forma ereta, aberta e decumbente. Na forma ereta os ramos permanecem próximos ao caule, dando à planta um aspecto mais ou menos vertical. Na forma aberta, os ramos ficam mais afastados do caule e, na decumbente, acham-se prostados junto ao solo. A parte subterrânea da planta é formada por raízes, estolões e tubérculos. O turbéculo é a parte aproveitada comercialmente, sendo este um rizoma que se desenvolve e acumula reservas amiláceas. A batata, como outros membros da família Solanaceae, tem como características, durante crescimento e após colheita, a produção de compostos potencialmente tóxicos denominados glicoalcalóides. Os principais glicoalcalóides presentes na batatas são a-solanina e a-chaconina. As partes verdes da planta apresentam quantidade elevada de Solanina e, por essa razão, não podem ser utilizadas na alimentação. Supostamente, esse alcalóide, inexistente no tubérculo, poderia estar presente sob certas condições (quando este permanece exposto à luz). Em 1570, a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Prepara-se o remédio com a tintura dos frutos, da batata verde e da planta fresca.
Aviso Importante

Este repertório homeopático busca ampliar seu conhecimento sobre homeopatia, mas não substitui o acompanhamento de um profissional de saúde. É fundamental consultar seu Homeopata de confiança antes de iniciar qualquer tratamento ou fazer alterações na sua saúde, pois cada indivíduo é único e a escolha dos medicamentos deve corresponder especificamente aos seus sintomas físicos, emocionais e comportamentais.

A individualização do tratamento é essencial para uma abordagem eficaz e pode complementar outras terapias. Os medicamentos homeopáticos são selecionados com cuidado para garantir uma correspondência precisa entre os sintomas e os efeitos terapêuticos, assegurando um tratamento personalizado e adequado às suas necessidades.

Quer receber conteúdos, dicas exclusivas e descobrir quais são as raizes emocionais que influenciam o desenvolvimento de desconfortos, sintomas e doenças?

Copyright © 2024 Camila de Martini Bonesi Todos os direitos reservados Desenvolvido por ILEX