Marque seu atendimento

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

Repertório Homeopático

Ícone Conexões Neurais

Matérias Médicas - Reino Vegetal

SAURURUS CERNUUS (saur)

Abreviação
saur
Nome (Latim)
SAURURUS CERNUUS
Nome (PT-BR)
Rabo de Lagarto
Sinônimos
Nenhum
Descrição
Planta herbácea perene aquática pertencente à família das Saururaceae, nativa da América do Norte. É uma planta que cresce ereta entre 30 e 60 cm de altura, em lugares pantanosos e alagados. Tem finos caules púberes, cônicos, nodosos, com solitárias espigas de minúsculas flores brancas em posição oposta à folha. As flores são perfumadas dispostas na haste como uma espiga com a ponta arqueada. As folhas são em forma de lança, quase triangular com uma base cordiforme. O fruto é tipo cápsula.Saururus cernuus aparece em alguns textos homeopáticos como pertencente à família das Piperaceae. Em New, Old And Forgotten Remedies, lemos a seguinte descrição: A seguinte nota curta sobre este remédio quase desconhecido apareceu no Homoeopathic Recorder, 1895: "Os leitores que estão interessados nos remédios da natureza em vez daqueles produzidos em laboratório e vendidos sob marcas vão lembrar que foi o Dr. D.L. Phares, do Mississippi, que, ao longo de meio século atrás, apontou as virtudes maravilhosas de Passiflora incarnata, muito usado hoje. O que o Dr. Phares disse sobre o remédio permaneceu adormecido até que Hale, em seu sempre perene New Remedies, resgatou-os das páginas empoeiradas de velhos jornais médicos, nos quais tanto valor estava enterrado à espera da ressurreição. Entre esses remédios enterrados estava Saururus cernuus ou, como é mais conhecido, Rabo de lagarto. Dr. Phares, que parece ter sido um raro observador, utilizou Saururus cernuus em sua prática, como o fez com Passiflora, por muitos anos antes de divulgar as suas observações às revistas médicas, e Saururus parece ser bastante importante e útil como um remédio na esfera de Passiflora, e muito digno de uma experimentação completa. Na ausência da experimentação pode-se dizer que o Dr. Phares usou-o por anos, com assinalável sucesso em todas as irritações e inflamações dos rins, bexiga, próstata e das vias urinárias. Ele considerou particularmente adequado a todos os casos, se eles forem acompanhados por estrangúria,ou micção difícil dolorosa. Dr. Phares usou o remédio externamente e internamente, e ele achou que o estômago foi muito tolerante com as doses heróicas que ele prescreveu. A planta é nativa perene, encontrada em locais pantanosos, em algumas partes dos Estados Unidos, e foi, e ainda é, utilizada na prática doméstica para aquelas condições para as quais o Dr. Phares a recomenda.Preparação: A planta inteira, incluindo a raiz é macerado em duas vezes o seu peso de álcool."
Sintomas Tratados
Aviso Importante

Este repertório homeopático busca ampliar seu conhecimento sobre homeopatia, mas não substitui o acompanhamento de um profissional de saúde. É fundamental consultar seu Homeopata de confiança antes de iniciar qualquer tratamento ou fazer alterações na sua saúde, pois cada indivíduo é único e a escolha dos medicamentos deve corresponder especificamente aos seus sintomas físicos, emocionais e comportamentais.

A individualização do tratamento é essencial para uma abordagem eficaz e pode complementar outras terapias. Os medicamentos homeopáticos são selecionados com cuidado para garantir uma correspondência precisa entre os sintomas e os efeitos terapêuticos, assegurando um tratamento personalizado e adequado às suas necessidades.

Quer receber conteúdos, dicas exclusivas e descobrir quais são as raizes emocionais que influenciam o desenvolvimento de desconfortos, sintomas e doenças?

Copyright © 2024 Camila de Martini Bonesi Todos os direitos reservados Desenvolvido por ILEX