Marque seu atendimento

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

Repertório Homeopático

Ícone Conexões Neurais

Matérias Médicas - Reino Vegetal

RANUNCULUS REPENS (ran-r)

Abreviação
ran-r
Nome (Latim)
RANUNCULUS REPENS
Nome (PT-BR)
Erva-belida
Sinônimos
Nenhum
Descrição
Planta herbácea perene pertencente à família das Ranunculaceae, nativa da Europa, Ásia e noroeste da África. Cresce em campos e pastagens e prefere solo úmido, atingindo em torno de 50 cm de altura. Tem tanto caules prostrados como ascendentes, que produzem raízes e novas plantas nos nós, e pedúnculos florais mais ou menos eretos. As folhas basais são divididas em três largos folíolos 1,5 a 8 cm de comprimento, superficial ou profundamente lobados, em pecíolos com 4-20 cm de comprimento; as folhas superiores sobre as hastes são menores, com folíolos mais estreitos. Tanto o caule como as folhas são finamente pilosos. As flores são amarelo dourado brilhante, 2 a 3 cm de diâmetro, geralmente com cinco pétalas. O fruto é um aglomerado de aquênios 2,5 a 4 mm de comprimento. Tal como a maioria dos Ranúnculos, R. repens é venenosa, embora quando seca com feno perde seu veneno. "Há anotações de Jahr sobre os efeitos de comer Ranunculus repens observados em um rebanho de ovelhas. Várias caíram como se atingidas por um relâmpago; olhos revirados; respiração apressada. Algumas cambalearam e morreram com a cabeça dobrada para virilha esquerda. Membranas mucosas dos olhos injetadas, boca seca; abdômen ligeiramente distendido; ruminações cessaram. Algumas levantaram-se, cambalearam, caíram de novo, berrando piedosamente; a maioria estava em coma profundo." (J.H.Clarke).Prepara-se o remédio com a tintura da planta inteira.
Aviso Importante

Este repertório homeopático busca ampliar seu conhecimento sobre homeopatia, mas não substitui o acompanhamento de um profissional de saúde. É fundamental consultar seu Homeopata de confiança antes de iniciar qualquer tratamento ou fazer alterações na sua saúde, pois cada indivíduo é único e a escolha dos medicamentos deve corresponder especificamente aos seus sintomas físicos, emocionais e comportamentais.

A individualização do tratamento é essencial para uma abordagem eficaz e pode complementar outras terapias. Os medicamentos homeopáticos são selecionados com cuidado para garantir uma correspondência precisa entre os sintomas e os efeitos terapêuticos, assegurando um tratamento personalizado e adequado às suas necessidades.

Quer receber conteúdos, dicas exclusivas e descobrir quais são as raizes emocionais que influenciam o desenvolvimento de desconfortos, sintomas e doenças?

Copyright © 2024 Camila de Martini Bonesi Todos os direitos reservados Desenvolvido por ILEX