Marque seu atendimento

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

Repertório Homeopático

Ícone Conexões Neurais

Matérias Médicas - Reino Animal

HIRUDO MEDICINALIS = SANGUISUGA OFFICINALIS (hir)

Abreviação
hir
Nome (Latim)
HIRUDO MEDICINALIS = SANGUISUGA OFFICINALIS
Nome (PT-BR)
Sanguessuga
Sinônimos
Nenhum
Descrição
Animal invertebrado. Verme anelídeo da sub-classe Hirudinea. É um animal aquático que vive em águas de lagos, valas e regatos. Seu corpo é alongado mole, viscoso, composto de 95 anéis iguais distintos, salientes para os lados. As sanguessugas medicinais quando se contraem tomam a forma de uma azeitona. Têm na região dorsal listras longitudinais, paralelas, arruivadas, pontuadas de preto, contínuas ou interrompidas, algumas vezes reduzidas a simples pontos; o ventre é unicolor ou manchado de preto e orlado dos dois lados de listras de mesma cor, retas ou flexuosas. O corpo é alongado, algum tanto deprimido, obtuso na extremidade posterior, estreitado gradualmente para diante. A extremidade anterior do animal apresenta uma ventosa um pouco côncava, em forma de bico de clarineta, cujo lábio superior é quase lanceolado. Dentro da boca existem três mandíbulas guarnecidas de dentes muito pequenos; tem 10 olhos pouco aparentes, colocados sobre o lábio superior. A extremidade posterior do corpo tem outra ventosa arredondada, terminada obliquamente. Alimenta-se de sangue de outros animais. São animais hermafroditas. São chamados Hirudo por produzirem uma substância anticoagulante denominada Hirudina. Há mais de 50 espécies de sanguessuga. A principal tem o corpo ordinariamente cinzento-esverdeado, com 8 a 20 cm de comprimento. "Burnett foi o primeiro a utilizar Sanguisuga como um medicamento homeopático. Hemorragias perigosas seguiam não infrequentemente a aplicação de sanguessugas, e verificou-se que a sanguessuga não apenas morde, ela envenena a parte mordida de tal forma a tornar o sangue nela aquoso" (J.H.Clarke). Experimentações realizadas por P. Sankaran em 12 pessoas, 7 homens e 5 mulheres jovens, e por Raeside em 18 pessoas (9 homens, 9 mulheres). em 1961-62. Prepara-se o remédio com a tintura do animal vivo.
Aviso Importante

Este repertório homeopático busca ampliar seu conhecimento sobre homeopatia, mas não substitui o acompanhamento de um profissional de saúde. É fundamental consultar seu Homeopata de confiança antes de iniciar qualquer tratamento ou fazer alterações na sua saúde, pois cada indivíduo é único e a escolha dos medicamentos deve corresponder especificamente aos seus sintomas físicos, emocionais e comportamentais.

A individualização do tratamento é essencial para uma abordagem eficaz e pode complementar outras terapias. Os medicamentos homeopáticos são selecionados com cuidado para garantir uma correspondência precisa entre os sintomas e os efeitos terapêuticos, assegurando um tratamento personalizado e adequado às suas necessidades.

Quer receber conteúdos, dicas exclusivas e descobrir quais são as raizes emocionais que influenciam o desenvolvimento de desconfortos, sintomas e doenças?

Copyright © 2024 Camila de Martini Bonesi Todos os direitos reservados Desenvolvido por ILEX