Marque seu atendimento

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp!

Repertório Homeopático

Ícone Conexões Neurais

Matérias Médicas - Reino Mineral

ESERINUM = PHYSOSTIGMINUM (esin)

Abreviação
esin
Nome (Latim)
ESERINUM = PHYSOSTIGMINUM
Nome (PT-BR)
Eserina; Fisostigmina
Sinônimos
Nenhum
Descrição
C15H21N3O2 - Alcalóide parasimpaticomimético, especificamente um inibidor da colinesterase, encontrado na Physostigma venenosum (Phys). "Substância sólida, cristalizável em lâminas, solúvel no álcool, clorofórmio, éter e ácidos. Veneno violento. Uma só gota da dissolução ao milésimo introduzida entre as conjuntivas, produz contração excessiva da pupila. Pode produzir a morte, absorvida em forte dose pela conjuntiva" (Formulário Chernoviz). "Eserina é mais conhecido pelo seu uso por oculistas para a contração da pupila em glaucoma. Foi usado por Fenoch de Berlim (HR, IV. 127), em um caso de coréia em uma criança de nove anos. Meio miligrama de Eser. sulph. foi injetado na parte superior do braço direito, e o seguinte experimento foi o resultado: Em quinze minutos a criança gritava muito alto, vomitava profusamente, e queixava-se de violentas dores de cabeça. Em seguida a face e parte superior do corpo ficaram cobertas com profuso suor. Meia hora mais tarde o fluxo de saliva aumentou. Os batimentos cardíacos caíram a 64, artéria radial contraída, pulso pequeno e filiforme. Após repetidos vômitos, sinais de debilidade cardíaca aumentada, apesar dos remédios, suor e saliva diminuídos e em uma meia hora haviam desaparecido. Uma moderada contração da pupila se realizou, reação lenta. A criança ficou apática no leito, pálida e em colapso. Antídotos foram administrados e a criança estava bem na manhã seguinte. A observação de Mittendorfi de que 'espasmo da acomodação também é produzido artificialmente por Eserina', levou R.B. Leach (Med. Adv., XIX. 262) a prescrever a 6x trituração com sucesso em casos de espasmo ciliar, e de astigmatismo devido à ação irregular da musculatura ciliar. Eserinum também produziu blefaroespasmo. Uma solução de um grão para um dracma (misturado por engano um grão para uma onça) foi instilado no olho de uma senhora de 60 anos que sofria de catarata. Sudorese e lacrimejamento seguiram-se, e como estes passaram, em um quarto de hora 'espasmo clônicos das pálpebras' apareceram, 'a pálpebra superior caia sobre a inferior a cada poucos segundos'. Sensação espasmódica na boca e a mesma sensação sob a mandíbula esquerda seguiram-se. Sensação de tremor e espasmos sem movimento da retina, seguiu-se em uma hora. Pupilas contraídas puntiformes" (Características - J.H.Clarke).Prepara-se por trituração ou solução.
Sintomas Tratados
Aviso Importante

Este repertório homeopático busca ampliar seu conhecimento sobre homeopatia, mas não substitui o acompanhamento de um profissional de saúde. É fundamental consultar seu Homeopata de confiança antes de iniciar qualquer tratamento ou fazer alterações na sua saúde, pois cada indivíduo é único e a escolha dos medicamentos deve corresponder especificamente aos seus sintomas físicos, emocionais e comportamentais.

A individualização do tratamento é essencial para uma abordagem eficaz e pode complementar outras terapias. Os medicamentos homeopáticos são selecionados com cuidado para garantir uma correspondência precisa entre os sintomas e os efeitos terapêuticos, assegurando um tratamento personalizado e adequado às suas necessidades.

Quer receber conteúdos, dicas exclusivas e descobrir quais são as raizes emocionais que influenciam o desenvolvimento de desconfortos, sintomas e doenças?

Copyright © 2024 Camila de Martini Bonesi Todos os direitos reservados Desenvolvido por ILEX