Você se sente uma fraude?
Você já teve a sensação de que o sucesso que você atingiu é exagerado, como se não merecesse tudo aquilo?
Você recebe um elogio e acha que não merece tanto?
Está tudo dando certo na sua vida e você acha que fez algo de errado ou que não merece?
Se já passou por isso, saiba que você não está sozinho nessa!
Eu, Camila, sofri com isso por muito tempo!
Sempre que recebia um elogio: “você é inteligente”, “você é boa ouvinte”, “você é focada no que você faz”, “quanta empatia você tem pelas pessoas”, eu não tinha sentimento de orgulho disso, bem pelo contrário normalmente eu me diminuía e ainda pensava: “não é verdade, eu não sou assim” ou “se eles descobrirem que sou uma fraude”.
E esse sentimento tem até nome: Síndrome do Impostor. Esta síndrome é caracterizada por pessoas que têm tendência à autossabotagem. Isto é, a pessoa constrói, dentro da cabeça dela, uma percepção de não ser capaz, não ser suficiente ou até mesmo não pertencer aquele lugar ou ambiente.
Pessoas tendem a vivenciar sentimentos desse tipo no trabalho, mas a síndrome também pode se manifestar em outros contextos, como por exemplo, no convívio social e em relacionamentos.
E se você se identificou com a Síndrome do Impostor, segue abaixo algumas dicas do que você pode fazer para superar esse sentimento:
- Reconhecer suas conquistas: não atribua as suas conquistas à sorte, sorte não existe. O que você precisa é entender que sem seu talentos e suas habilidades você não iria conquistar, ou fazer o que fez. Então reconheça suas conquistas por menores que sejam e comemore.
- Ninguém é perfeito: Lembre-se de que ninguém é perfeito. Aceite que há grande probabilidade de você fracassar em algum momento. E leia com atenção, você vai sim fracassar algum dia, mas aprenda com ele (o fracasso), em vez de encará-lo como um reflexo de você.
- Chega de comparações: Pare de se comparar com os outros. Em vez disso, tente se comparar com quem você era ontem, no ano passado, para ver como progrediu e evolui.
- Leia meu artigo sobre automerecimento: lá te apresento uma técnica que irá te ajudar muito na sua jornada (clique aqui).
- Tenha um Coach: contrate um Coach, um mentor, um profissional que seja o seu parceiro de jornada. Assim, juntos vocês irão descobrir quais são seus pontos fortes e irão reconhecer e fortalecer os seus talentos.
Pense sempre que você é capaz. A autoconfiança é a melhor arma contra a autossabotagem!
Gratidão!