Não sei o que fazer!
As consequências da pandemia já têm sido observadas no sistema de saúde, na economia e na rotina da maioria das pessoas em todo nosso país. A preocupação com o futuro, o desemprego, o estresse com as notícias e o isolamento social estão afetando profundamente as pessoas.
E o que mais tenho ouvido é: "Mas Camyla, não sei o que fazer da minha vida profissional a partir de agora! Não sei o que fazer da minha vida pessoal! Não sei por quais caminhos seguir! Qual é o meu propósito de vida? E agora o que eu faço? O que vai acontecer daqui para frente?”
Calma! Respire!
Até certo ponto, isso tudo é natural e normal, afinal, ninguém nasce sabendo exatamente o que fazer e devido ao momento que estamos passando, há muitas imprevisibilidades.
E com isso gera-se muitas dúvidas e incertezas. Porém, as dúvidas e incertezas são importantes fontes de autoconhecimento, pois induz a pessoa a buscar entender e identificar quais são os passos necessários para construir a vida profissional, pessoal e o que realmente deseja ser daqui para frente, qual é o seu propósito.
Mas como assim, Camyla? Como posso ter tantas dúvidas, incertezas e isso ainda ser positivo?
Primeiro, se você já tem essa resposta, você já sabe o que fazer. Se ainda não consegue enxergar as respostas, comece a se perguntar. É o primeiro passo para começar a se conhecer.
Conhecer seus valores, potenciais, recursos, pontos a melhorar e limitações, é ir em busca do autoconhecimento.
E se mesmo assim você não se sentir satisfeito com as respostas que virão, pode ter certeza que você pode ser muito mais. E se você ainda não sabe o que fazer, não fique angustiado, esse é o primeiro passo para buscar saber e compreender como você pode melhorar continuamente.
Abaixo seguem algumas dicas para você praticar e ir atrás das respostas referente ao que fazer daqui para frente e qual o seu propósito de vida.
- Responda a pergunta "O que eu quero fazer?": Sim, durante 10 min (use um timer), e escreva durante esse tempo o que você quer fazer da sua vida. Se permita, não se reprima, não se desculpe, não se justifique. Escreva livre de críticas. No começo será difícil, mas se permita e deixe fluir. Após o timer terminar, você verá coisas incríveis escritas por você, e dentre elas terá a sua resposta.
- Identifique seu medos – Quais são seu medos? O que está te impedindo de seguir em frente? Reconheça seus medos, acolha eles. Quando descobrimos e enfrentamos nossos medos começamos a identificar coisas incríveis sobre a nossa personalidade. E isso gera um grande sentimentos de autoconfiança. É o primeiro passo para superar esses limites auto impostos que nos intimidam e irá ajudá-lo a encontrar a sua razão de ser.
- Daqui 5 anos – Imagine que você sabe o que realmente quer fazer da sua vida, que você já respondeu todas aquelas perguntas lá do começo do texto. E agora escreva, pegue um papel, e escreva tudo o que lhe vier à cabeça com relação a como seria essa vida. Como você está daqui 5 anos, o que está fazendo, que horas acorda, o que come, o que faz, como é sua rotina, como você se sente.
- Leia quantos livros forem necessários - A leitura de um bom livro é incrivelmente poderosa. Nunca somos os mesmos após o término de um livro. E sempre que você for capaz de adotar e colocar em prática as ideias encontradas nesses livros, será ainda mais transformador.
E se após estas dicas você ainda não obter suas respostas, o Coaching é duplamente indicado para você. Primeiro para definir o que quer e, em seguida, escolher o melhor caminho para começar a sua jornada. E por fim, realizar a caminhada para alcançar a sua transformação seja ela pessoal ou profissional.
Contem comigo!
Gratidão.