Insegurança? Não mais!
Se sentir inseguro é algo normal e faz parte do nosso cotidiano, especialmente quando enfrentamos limitações, desafios, tomadas de decisões ou uma nova situação que não sabemos como agir e nem controlar.
A insegurança começa a surgir quando estamos diante de situações que pensamos ser perigosas e não sentimos capazes de enfrentar sozinhos, ou seja não sabemos lidar com os nossos pensamentos e emoções que surgem frente aos desafios que vão aparecendo em nossa vida.
Ela pode se apresentar em diferentes origens, mas uma de suas principais causas é a falta de autoconfiança. Isto é, na mente de muitas pessoas inseguras o que ocorre é o temor constante de ser rejeitada ou desaprovada pelos outros.
Apresentam sentimentos de inferioridade, sentem que não são boas o suficiente e que não são merecedoras, por mais que a realidade mostre o contrário.
E por trás de tudo isso, a principal emoção que está inserida no contexto da insegurança é o medo.
O medo é uma emoção importante, que nos protege de situações que trazem riscos, que nos faz parar para pensar antes de agir e que, justamente por isso, pode nos impulsionar para a ação.
Ou quando ele ultrapassa o medo saudável e protetor, se torna disfuncional gerando grande angústia, insegurança e com isso surge o medo de não ser aceito, medo do abandono, medo de não saber lidar com a reação do outro, o medo esse que pode nos fazer paralisar.
E para reverter e superar um quadro de insegurança é preciso fortalecer a autoimagem, autoconfiança e autoestima.
É importante entender como a pessoa se vê, o que é realmente dela. Confiar em suas escolhas e ainda acreditar em si mesmo e depositar confiança em seus objetivos e no seu sucesso.
Uma pessoa segura sabe como agir em momentos de dificuldade e têm controle de seus pensamentos, sentimentos e gerência suas atitudes frente aos desafios que irão aparecendo no decorrer da sua vida.
A segurança emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da sua existência, com isso preparei 5 dicas para você superar a insegurança:
Dica 1 – Não crie expectativas
Antes de qualquer outra coisa, você deve dar prioridade a você mesmo, a se colocar à frente de tudo.
Então cuide das suas expectativas externas, cuide para não deixar de fazer o que você realmente quer para satisfazer o outro. Uma pessoa com autoestima saudável tende a ter expectativas elevadas, porém realistas de si mesma. Isto porque ela tem noção dos seus dons e qualidades.
Então, perceba como está sua autoestima: analise como você se enxerga, se reconhece suas competências, suas fragilidades e se é capaz de gostar de quem é você.
Se você é capaz de se aceitar, tem mais facilidade de se sentir seguro de suas ações e decisões, tendo consciência de que nem tudo dá certo, mas que você sempre dá.
Dica 2 – Autoconhecimento
Se vocês leram os meus últimos artigos vão ver que neles também mencionei o autoconhecimento. E bato na mesma tecla! Sim você precisa investir em autoconhecimento, e não falo só financeiro, e sim tempo e ação.
Conhecer a si mesmo é primordial para superar a insegurança. Com o autoconhecimento você reconhece seus pontos fracos e fortes. Você pode minimizar seus pontos fracos e que tal transformar estes, em pontos fortes e ainda potencializa-los?
Uma coisa que você precisa ter em mente é que é impossível atingir a perfeição.
Você é humano e comete erros, e o que faz a diferença é aprender com eles e evoluir, não ficar se remoendo e ficando mais inseguro frente aos desafios da vida.
Dica 3 – Questione sua insegurança
Faça uma lista com as situações que você vive e que te trazem a insegurança.
Não precisa mostrar para ninguém, é um exercício seguro. É importante fazer aqui também uma avaliação a respeito do que pode acontecer caso você enfrente tais situações, isto é, após fazer a lista de todas as suas inseguranças.
Volte e leia cada uma delas e veja realmente se é real o que você está sentindo, questione cada insegurança.
Este processo requer sinceridade de sua parte. É preciso que você reconheça a insegurança emocional que possui. Não tenha medo deste momento. Acredite e se permita.
Dica 4 – Saber o seu Propósito
Saber o que deseja, definir até onde se quer chegar e alcançar seus objetivos, não é simples e nem sempre fácil. É necessário se autoconhecer e descobrir o que impede você de seguir os seus sonhos.
Você sabe o que realmente quer para sua vida? Aonde realmente quer chegar?
Quando você tem essas duas respostas, a segurança em seguir adiante vem e fica cada vez mais forte e fácil. Então, sugiro se você não tem essas respostas, busque elas, pode ser através do Coaching.
Dica 5 – Gratidão
Estudos dizem que a gratidão pode trazer benefícios para várias áreas da vida.
Muitas pessoas inseguras não se sentem merecedoras de sua realidade. E um dos sentimentos mais fortes que você pode ter e emanar ao Universo é a Gratidão.
A gratidão simboliza todo amor e felicidade por ter aquilo que o universo proporciona a você. Então, quando não sentir merecedor em determinada situação, pare, respire e agradeça por estar tendo essa oportunidade.
E diga, o porquê você é merecedor. Ser grato é um estilo de vida e deve ser praticado todos os dias.
Dica Bônus
Para superar ainda mais sua insegurança leia o meu artigo onde falo sobre dicas para controlar suas emoções e dicas para aumentar a sua resiliência.
Tenho certeza que se você praticar todas essas dicas se tornará uma pessoa muito mais segura e ainda irá adquirir muito mais conhecimento sobre si mesma.
Comece a praticar, agora!
E após me conte como foram os resultados.
Gratidão!