5 Dicas para Manter o Controle Emocional
Convivemos com as nossas emoções o tempo todo. Elas fazem parte de quem somos e do nosso dia a dia.
Porém, diante de incertezas geradas pela pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está ocorrendo sérios impactos na economia, na saúde, bem como um mal estar emocional no mundo todo.
E antes de passar dicas de como controlar as suas emoções, é importante ter clareza do que é o controle emocional, e qual a diferença entre sentimentos e emoções.
Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental.
Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção.
Portanto, apesar de distintos, emoção e sentimento estão intimamente conectados.
Para ficar claro, quando você foi exposto a informação desta pandemia o seu cérebro começou liberar hormônios e esses começaram alterar o seu estado emocional. E diante deste acontecimento começou a surgir o medo, a raiva a tristeza. E com o passar dos dias essas emoções foram se transformando em estresse, ansiedade, pânico, e até em alguns casos a depressão.
E quando nos deparamos com situações como esta que estamos passando, de estresse e de momentos difíceis, é extremamente necessário ter controle emocional. Isso porque as emoções são as responsáveis pela nossa ação, elas podem tanto despertar o nosso lado bom, quanto nosso lado não tão bom.
E quem tem controle de suas emoções consegue gerenciar melhor as suas decisões, o seu dia-dia, controlar impulsos, ter uma comunicação mais efetiva e persistir diante dos obstáculos que irão aparecendo. Pessoas com controle emocional equilibrado, não desistem, persistem até o resultado final.
O que é então controle emocional?
Controle emocional é uma competência que pode ser adquirida onde a pessoa começa a compreender melhor seus sentimentos e emoções – desde a sua primeira origem – e, com isso, conseguir agir de forma mais calculada e razoável, sem se deixar levar por impulsos e pensamentos ou influências negativas.
Essa habilidade nada tem a ver com ignorar ou inibir seus sentimentos, e nem quer dizer que a pessoa irá se tornar uma “pessoa fria”.
Uma pessoa com controle emocional é aquela que, apesar de ter batido o dedinho do pé na ponta da cama ainda de manhã cedo, consegue agir de forma razoável durante o dia todo no trabalho, sem deixar que sua raiva, tome conta ou interfira em sua produtividade e resultados.
É a pessoa que sabe se olhar no espelho, encontrar sua versão ruim e dizer a ela “Hoje você fica em casa! Conversamos mais tarde.”.
Desenvolver esse tipo de controle requer muita prática e está longe de ser uma tarefa fácil. Porém, é importante investir em exercícios e técnicas que melhorem sua saúde emocional, uma vez que ela é capaz de trazer uma série de benefícios, não só para a sua vida profissional, mas também para seus relacionamento, e ainda mais agora com todas as incertezas que estão por vir devido a pandemia.
Por isso, preparei 5 dicas para você se manter no controle de suas emoções:
Dica 1 – Autoconhecimento: Para lidar com a coisas que acontecem a sua volta, é preciso, primeiramente, aprender a se conhecer. Ao trabalhar o autoconhecimento, você é capaz de reconhecer suas fraquezas e suas forças e identificar as fraquezas em que você precisa minimizar, bem como as forças que você precisa potencializar. Assim, você abre a sua mente para muitas possibilidades para mudanças.
Dica 2 – Nomear suas Emoções: Quando você se mantem apreensivo ou nega a situação em que está, você só piora as coisas. Você precisa identificar as suas emoções, nomeá-las e gerenciá-las. Essa atitude também nos ajuda a nos conectar a compartilhar com outras pessoas que estão se sentindo da mesma maneira. Isso normaliza nossos sentimentos e nos ajuda a ter mais apoio.
Dica 3 – Focar no que tem controle: Nem tudo está sob nosso controle, mas existem coisas que podemos fazer para aliviar riscos desnecessários, como o que você está vendo, ouvindo e lendo. Busque por informações de fontes confiáveis, ouça músicas para você relaxar, leia livros ou artigos que faça você se sentir bem.
Dica 4 – Pensar Positivo: A vida é feita de alto e baixos, picos e vales. Ao pensar positivo, contudo, você exercita a sua motivação. Desta forma, apesar de todos os desafios, você consegue encontrar forças e recomeçar, sem perder as esperanças. Ao ter motivação, você consegue estabelecer um foco e traçar o melhor caminho para atingir seus objetivos.
Dica 5 – Empatia: A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do próximo e isso é fundamental para ter controle emocional. Quando você leva em consideração o sentimento e a razão do próximo, você consegue se relacionar melhor com ele, entendendo suas motivações, por exemplo. Conhecer os interesses e debilidades do outro permite como que você pode se aproximar mais das pessoas.
Dica Bônus – Perdoar: Todos nós estamos sujeitos a cometer falhas e erros e resolver a situação é sempre a melhor forma de enfrentar um problema. Caso você não tenha concordado com a atitude de alguém, procure ter uma conversa franca com a pessoa, buscando uma solução cabível para a questão, sem ficar preso às emoções negativas, como mágoas e rancor.
Se você chegou até aqui, é porque leu as dicas, então comece a praticar todos os dias, não adianta você apenas ler e não levar algumas delas para sua vida.
O controle emocional, como falei no começo do artigo, é uma competência então depende de muita prática e repetição.
Comece a praticar, agora!
E após me conte como foram os resultados.
Gratidão!